Clicky

cursos Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano


Maré solidária

Trata-se de um projeto coordenado pelo Prof. Igor Charles que tem como objetivo a VALORIZAÇÃO DOS POVOS TRADICIONAIS DAS RESERVAS EXTRATIVISTAS – RESEX - DO LITORAL NORTE DO BRASIL, com ênfase especial ao litoral nordeste do estado do Pará.
 
Durante o ano de 2018 o professor Igor Charles ministrou Oficinas de Educação Ambiental para jovens residentes nas RESEX de São João da Ponta e Curuçá, nordeste paraense. A ação foi resultado de parceria estabelecida entre o PPDMU/UNAMA, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, ONG Rare, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO e a ONG Conservação Internacional.
 
Neste contexto, o projeto Maré Solidária trouxe a proposta de Pesquisa-Ação a partir dos elementos estruturantes do ecossistema manguezal do litoral paraense, conforme o ICMBIO preconiza, isto é, que o projeto possa possibilitar “o protagonismo das mulheres e dos jovens nas cadeias de valor”, reconhecendo e consolidando a cultura, as tradições e expressões dos povos ribeirinhos, a gastronomia, as ervas medicinais, os fitoterápicos, o empreendedorismo aliado ao ecoturismo, a comunicação social por meio de mídias digitais e a web rádio, a sociologia e antropologia, a diversidade de tipos de bosques de mangue, o caranguejo e os mais de 50 tipos comercializados de pescados e mariscos, as marés e suas influências no território da RESEXs, o sedimento do manguezal e os usos e costumes das populações costeiras sobre esses elementos.
 
A prática de inserção social de que trata o projeto, foi realizada de maio a dezembro de 2018 e envolveu a realização de oficinas com os jovens e mulheres da região, totalizando abrangência de 150 pessoas capacitadas
 
Neste sentido, o prof. Igor Charles, coordenou e/ou ministrou em 2018 a realização das seguintes oficinas para a comunidade local:
- Saúde e Alimentação;
- O jovem empreendedor;
- Pescando lideranças - busca do protagonismo juvenil da maré.