Clicky

cursos Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental


Linhas de Pesquisa

A Linha de Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento tem como objetivo analisar o campo do planejamento e gestão de conhecimentos formais e espaços escolares, tanto na educação básica ou superior e não escolares, como em universidades corporativas, escolas de formação/qualificação para o trabalho (como escolas de governo), universidades populares, além de espaços culturais e de educação ambiental, comunidades tradicionais, organizações do terceiro setor. Observando estas espaços na lógica de desenvolvimento socioambiental centrada na produção do conhecimento local.

A linha preocupa-se em propor métodos, técnicas e tecnologias inovadoras de planejamento e gestão do conhecimento, e abrange, entre outros, os seguintes temas: a) Colaboração, participação, dialogicidade em metodologias de aprendizagens e gestão social b) Projetos Políticos Pedagógicos que tenham o ser humano como centralidade do desenvolvimento. c) Políticas públicas que possuem interfaces com educação formal e não formal; d) Produtos, Métodos e técnicas de aperfeiçoamento e formação; e)FormaçãoContinuada no trabalho e aprendizagens organizacionais; f) Gestão de sistemas educacionais: educação básica e superior; g) Cidades Inteligentes e Tecnologias para a Educação e Trabalho; h) Metodologias Ativas

A Linha de Saberes e Aprendizagens para Gestão Socioambiental tem como objeto o estudo das interfaces entre as teorias de desenvolvimento e as políticas de gestão de desenvolvimento sustentável em diversos tipos de ambientes de negócios e sistemas interorganizacionais, nos mesmos espaços citados na linha anterior, mas com se conectem com temas centrados em: a) Gestão e desenvolvimento socioambiental; b) Território, Territorialidade e Conhecimentos; c) Gestão de Conhecimentos no âmbito da Cooperação, Inovação e Competitividade; d) Educação no Terceiro Setor; e) Métodos, técnicas e tecnologias inovadoras para valorizaçãode saberes e aprendizagens locais; f) Gestão de conhecimentos em comunidades tradicionais; g) Conhecimento e Sustentabilidade; h) Educação Ambiental.