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cursos Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura


Proposta Curricular

PRESSUPOSTOS GERAIS
 
A estrutura curricular do Programa, por meio de suas linhas e grupos de pesquisa, visa atender à demanda de qualificação local, regional e nacional, bem como às necessidades regionais, nacionais e internacionais da Amazônia legal, com vistas ao incremento de egressos, com potencialidades investigativas para contribuir e se inserir socioculturalmente nos mais diversos contextos em que atuam.
 
Apresenta, como característica básica, a preocupação com a qualificação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, docentes e pesquisadores das Instituições de Ensino Superior, que atuam em áreas afins, e, especificamente, na Região Amazônica, e que possibilite a construção de um referencial teórico-prático social, cultural, que subsidie políticas, em especial as públicas, nesta e para esta Região.
 
Construído dessa forma, a estrutura curricular destina-se ao aprofundamento teórico-metodológico das questões epistemológicas que envolvem o campo interdisciplinar da comunicação, linguagem e cultura e a ênfase no desenvolvimento da pesquisa. O conjunto das disciplinas e atividades permite aos alunos realizarem estudos diversificados sobre o tema investigado, de acordo com seus planos de estudos.
 
Essa proposta curricular assim posta contribui para o desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar em torno de temáticas culturais e educacionais da região amazônica, cujos estudos, também, vêm sendo realizados por docentes do Programa, principalmente no decorrer das atividades de pesquisa e extensão.
 
Assim, favorece a formação qualificada para os cursos de graduação da UNAMA e outras IES, bem como para os demais espaços e instituições, considerando a maturidade teórica e a experiência profissional e de pesquisa do corpo docente do Programa.
 
Assim sendo, a estrutura curricular pauta-se no pressuposto de que o conteúdo cognitivo das representações expressas pelos sujeitos está relacionado às condições socioculturais e ao estatuto epistemológico das representações sociais, que se dimensionam como uma forma de leitura do mundo, por sujeitos sócio-históricos, sendo, então, referência de certa posição social. E que as representações sociais são formadas no processo de comunicação social, no qual as pessoas adquirem um repertório comum de interpretações e explicações, regras e comportamentos que podem ser aplicadas à vida cotidiana imersa na cultura amazônica.
 
Na composição dessa estrutura curricular, compreende-se a cultura como algo inerente ao modo como o ser humano vive e se percebe no cotidiano, delineando a organização de grupos sociais. Essa visão de cultura nos possibilita construir com os educandos a identidade de pessoas pertencentes a uma história, a uma vida social de uma região específica, a Amazônia. A base teórica ética e política, portanto, contribui tanto para a formação dos educadores, possibilitando-lhes refletir sobre seu fazer como no processo de construção das identidades culturais, tendo como ponto de partida os seus saberes e contextos sociais.
 
MESTRADO EM COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E CULTURA
 
Dessa perspectiva, a estrutura curricular do PPGCLC, no nível Mestrado, é organizada pelo sistema de créditos e tem duração de 04 (quatro) semestres, sendo os 03 (três) primeiros destinados à realização das disciplinas e das atividades de pesquisa e de orientação para qualificação do projeto de dissertação e o quarto semestre direcionado exclusivamente às atividades de orientação e defesa da dissertação.
 
A carga horária total do nível de Mestrado é de 960 (novecentas e sessenta) horas de atividades acadêmicas, correspondentes a 48 (quarenta e oito) créditos, distribuídas da seguinte forma: 240 (duzentas e quarenta) horas-aula, equivalentes a 12 (doze) créditos, referentes às 04 (quatro) disciplinas obrigatórias; 240 (duzentas e quarenta) horas-aula, equivalentes a 12 (doze) créditos, referentes às 04 (quatro) disciplinas eletivas; e 480 (quatrocentas e oitenta) horas de estudos e pesquisas, correspondentes a 24 (vinte e quatro) créditos, referentes à defesa da dissertação.
 
Cada disciplina do curso de Mestrado, sempre ministrada por, no mínimo, 2 (dois) docentes, corresponde a 60 (sessenta) horas, equivalentes a 03 (três) créditos. São 04 (quatro) os componentes curriculares obrigatórios: (1) Campo Comunicacional: aspectos teóricos e epistemológicos; (2) Discurso e Interpretações; (3) Estética e Representações; (4) Metodologia de Pesquisa e Seminários de Projetos.
 
O curso oferece 10 (dez) componentes curriculares eletivos: (1) Arte e Contemporaneidade; (2) Cibercultura e Sociabilidade; (3) Discurso, Literariedade e Ficção; (4) Imagem, Linguagem e Tecnologia na Arte; (5) Imaginários, Saberes Amazônicos; (6) Interfaces entre Sociedade, Linguagem e Política; (7) Linguagem e Produção de Sentidos; (8) Narrativas: tradição e o contemporâneo; (9) Tópicos Especiais em Comunicação, Linguagens e Cultura; (10) Tópicos Especiais em Sociedade, Representação e Tecnologias.
 
DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E CULTURA
 
A estrutura curricular do PPGCLC, no nível Doutorado, também é organizada pelo sistema de créditos; tem duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses e máxima de 48 (quarenta e oito) meses e, em casos de imperiosa excepcionalidade, mediante aprovação do Colegiado, há a possibilidade de prorrogação de 03 (três) meses, totalizando 51 (cinquenta e um meses) de estudo.
 
A carga horária total do Programa é de 960 (novecentas e sessenta) horas de atividades acadêmicas, correspondentes a 48 (quarenta e oito) créditos, distribuídas da seguinte forma: 120 (cento e vinte) horas-aula, equivalentes a 06 (seis) créditos, referentes a 02 (duas) disciplinas obrigatórias; 240 (duzentas e quarenta) horas-aula, equivalentes a 12 (doze) créditos, referentes a 04 (quatro) disciplinas eletivas; e 600 (seiscentas) horas de estudos e pesquisas, correspondentes a 30 (trinta) créditos, referentes à defesa da tese de doutorado.
 
Os componentes curriculares obrigatórios do curso de Doutorado são: (1) Estudos Avançados em Comunicação, Linguagens e Cultura; (2) Seminários Avançados de Pesquisas.
 
Já os componentes curriculares eletivos no Doutorado são 14 (catorze): (1) Campo Comunicacional: aspectos teóricos e epistemológicos; (2) Discurso e Interpretações; (3) Estética e Representações; (4) Metodologia de Pesquisa e Seminários de Projetos; (5) Arte e Contemporaneidade; (6) Cibercultura e Sociabilidade; (7) Discurso, Literariedade e Ficção; (8) Imagem, Linguagem e Tecnologia na Arte; (9) Imaginários, Saberes Amazônicos; (10) Interfaces entre Sociedade, Linguagem e Política; (11) Linguagem e Produção de Sentidos; (12) Narrativas: tradição e o contemporâneo; (13) Tópicos Especiais em Comunicação, Linguagens e Cultura; (14) Tópicos Especiais em Sociedade, Representação e Tecnologias.
 
A partir desse desenho curricular, é possível observar que a proposta interdisciplinar concretiza-se na prática acadêmica de ensino, uma vez que os componentes curriculares oferecidos são diversificados e contemplam todas as áreas de interesse do PPGCLC. Além disso, são ministrados por no mínimo dois docentes do programa com experiência e formação em áreas distintas.