A proposta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) surgiu a partir da demanda da sociedade paraense e da própria comunidade acadêmica pela formação de pesquisadores e professores habilitados a interpretar e compreender os fenômenos contemporâneos do local e do global, partindo-se da complexidade das culturas amazônicas, de modo complexo e interdisciplinar, por meio da relação entre três áreas que lhe dão sustentação: Artes, Comunicação Social e Letras. Atendendo a demanda social, a Capes recomendou a implantação do mestrado em 2008, conforme comunicação mantida por meio do Oficio DAV nº 233-12/2008 – Capes/MEC, e a primeira turma iniciou suas atividades em fevereiro de 2009.
O Programa tem como objetivo formar profissionais aptos para a atuação no ensino, na pesquisa e na gestão de projetos, nos campos da comunicação, das linguagens, das artes e da cultura, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Com isso, a missão do PPGCLC é, também, estimular o desenvolvimento da região por meio da educação.
A Universidade da Amazônia (UNAMA) e o PPGCLC representam um esforço significativo em prol da consolidação da pesquisa nesta região do país, que possui a menor quantidade de Programas de Pós-Graduação do Brasil. De acordo com dados da Plataforma Sucupira, no ano de solicitação do APCN haviam 4.184 cursos de mestrado e doutorado reconhecidos pela Capes, atualmente há, apenas, 224 na região Norte. Quando nos referimos especificamente aos programas da área Interdisciplinar, do total de 351 programas de pós-graduação, apenas 27 concentram-se no Norte, o que representa um percentual de 7,7% do total, segundo documento de área da Capes. Soma-se a esse cenário de poucos Programas Stricto Sensu, a precariedade do grau de desenvolvimento humano e social nessa região do país, onde região na qual tempo e espaço apresentam singularidades na geopolítica brasileira.
Atualmente (2018) há um total de 4562 cursos e programas autorizados e desses, na área interdisciplinar, 359 são categorizados como programas envolvendo os cursos de mestrado e doutorado, correspondendo a 87 ocorrências na região Norte, o que expõe uma demanda reprimida para atender a área de formação acadêmica e pesquisa.
Neste panorama, se faz necessário um maior esforço de alteração desse quadro no que tange à produção de conhecimento científico na região. A comunicação, a linguagem, a arte e a cultura estão entre as bases de um processo de desenvolvimento, já que se ocupam de problemáticas diretamente ligadas às formas de criação, representação e fluxo comunicacional que perpassam as relações sociais e podem contribuir para elucidar as formas de exercício do poder simbólico, político e econômico, bem como os processos de resistência cultural e as dinâmicas de transformação da sociedade no emaranhado campo da cultura, atravessado pelo hibridismo e pelo multiculturalismo. Torna-se evidente, desse modo, a necessidade de investir em conhecimento produzido à partir da região Norte do país em um viés interdisciplinar, capaz de considerar, em sua complexidade, os fenômenos estudados e fazer interagir os diferentes modos de saber, de forma a enfrentar os desafios sociais e científicos contemporâneos.
Compreende-se assim, que estas ações visam promover a região à partir do conhecimento (que influencia no seu desenvolvimento), a despeito do baixíssimo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que infelizmente assola grande parte do território amazônico, incluindo suas capitais. Quando o conhecimento é produzido por pesquisadores que vivenciam esta realidade socioespacial, a contribuição é referendada por capacidades e habilidades de quem experiencia a realidade local. Daí a importância de um programa Stricto Sensu interdisciplinar, capaz de atuar na compreensão, contemporânea e histórica, sobre a natureza múltipla de fenômenos sociais, culturais e artísticos, observados na Amazônia brasileira.
Dessa forma, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia nasceu da possibilidade de articulação acadêmica com o objetivo de fortalecer o processo de pesquisa, ensino e extensão, bem como promover a formação e a difusão de um pensamento comprometido com as questões amazônicas, sem se limitar às abordagens exclusivamente do local. Essas questões estão inseridas em um campo mais amplo, no qual as ações culturais, artísticas, sociais, econômicas e, por conseguinte, educacionais, ressoam em um fluxo que interliga distintos tempos, espaços e saberes. Acredita-se, assim, que o processo cultural não se constitui no enclausuramento, mas em um contexto de conexões e interconexões, no qual uma rede de relações de bens simbólicos é tecida, onde se reconhece o outro por suas semelhanças, dessemelhanças e diferenças, percebendo-se a complexidade de um ambiente social diversificado.
Nesse universo complexo, situa-se a Amazônia e todas as questões de linguagem – informacionais, culturais, artísticas, enfim, simbólicas – que perpassam esse ambiente contemporâneo em que vigoram as inter-relações sociais, políticas e econômicas, cujas diretrizes são propostas por centros hegemônicos, muitas vezes distantes da realidade amazônica, o que contraria os interesses do efetivo desenvolvimento regional. Diante da diversidade e do campo de articulação em que está inserido, o PPGCLC tem atuado no intuito de construir um pensamento crítico e interdisciplinar no estudo das linguagens, dos processos culturais, identitários e comunicacionais em um contexto interligado ao campo local, nacional, global e transnacional. É ainda necessário enfatizar-se o diálogo cada vez mais intenso do PPGCLC com as instituições de ensino básico, visto a quantidade e a qualidade de trabalhos que têm sido defendidos por professores tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio.
Em 2015, a partir de resultados dos processos de avaliação continuada e de planejamento do Programa, foi elaborado e aprovado um novo projeto pedagógico para o PPGCLC e um APCN que se coadunasse com a oferta do curso de Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura, o primeiro da Região Norte com esse perfil, reconhecido pela Portaria 259 de 15/02/2017, em relação ao parecer CNE/CES 615/2016 na reunião 163ª do CTC_ES.
Ainda no primeiro semestre de 2016, abriu-se o processo seletivo para o curso de Doutorado no PPGCLC, o qual contou com 10 (dez) vagas nesta primeira seleção, que foi finalizada em agosto de 2016, quando teve início o curso. Nesse ano, houveram 30 (trinta) candidatos inscritos. Em fevereiro de 2017 iniciou-se a segunda turma de doutorado. Mais 10 (dez) vagas foram abertas, para as quais concorreram 20 (vinte) inscritos. Dessa forma, o curso de Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura está em pleno funcionamento, com ingresso regular de turmas e trabalhos de tese em andamento. Em 2018 já foram realizadas as qualificação das teses referentes à turma de 2016.2 mostrando de forma integrada as pesquisas que abordam aspectos socioculturais da região.