Internacionalização
O PPAD tem desenvolvido diversas ações de internacionalização com desdobramentos de relações iniciadas em períodos anteriores e que aos poucos foram se aprofundando. Atualmente, há quatro (4) professores do Programa foram titulados no exterior (EUA, 2 Reino Unido e Itália) que, juntando-se a mais um (1) professor que fez pós-doutorado no Arizona (EUA).
Dentre as ações de internacionalização do Programa estão:
- Corpo docente com experiência internacional;
- A participação de alunos em doutorados sanduiches no exterior;
- Mobilidade de professores do Programa para palestras e cursos no exterior;
- Participação de professores e alunos em eventos científicos internacionais;
- Internacionalização da estrutura curricular e oferta de disciplina em língua estrangeira (inglês);
- Acordo de cooperação/convênio com instituições estrangeiras;
- Presença de docentes estrangeiros como pesquisadores visitantes no PPAD;
- Publicações em periódicos internacionais;
- Realização de estágio pós-doutoral de egressos no exterior;
- Discentes do Programa com atividades internacionais e realização de disciplinas em língua estrangeira;
- Tese em língua estrangeira (inglês);
- Coorientação por professores do Programa de discente do exterior;
- Participação de professores em projetos internacionais, em comissões examinadoras no exterior e como membro de comitê de eventos internacionais e comitê editorial de periódico editado no exterior, presente nas bases Scopus;
- Coautoria de professores em produção intelectual com estrangeiros e no exterior;
- Egressos do PPG com atuação no estrangeiro.
Detalhamos algumas atividades mais proeminentes de internacionalização no PPAD.
Em 2020.
1. Com financiamento do projeto PROCAD-Amazônia, o PPAD enviou a doutorando Igor Gammarano Pompeu para realização de um doutorado sanduiche por um período de 12 meses na University of Rhode Island (EUA), sob orientação da Prof. Dra. Hillary Leonard. Igor escreveu artigo com sua orientadora americana e aguarda avaliação da revista. Durante sua estada nos EUA, Igor Gammarano escreveu um artigo com Prof. Ruby Dholakia e Prof. Emílio Arruda que foi aceito para publicação na revista Journal of Consumer Behavior (revista de alto impacto).
2. O egresso José Wellington Sousa, da primeira turma de mestrado do PPAD, foi contratado pela University of Regina, Saskatchewan, Canadá, em 2017, para atuar como professor assistente temporário. Em 2020, foi contratado para atuar no Mestrado em Gestão Organizacional da Crandall University, também no Canadá, como professor assistente da carreira permanente da universidade.
3. O Prof. Mário Vasconcellos foi convidado pelo Prof. Dirk Oisselmann e palestrou no evento Comércio Justo - Relações Comerciais Internacionais e Desenvolvimento Local socialmente moldado na Universidade EH Freiburg - Alemanha. Sua palestra foi denominada Gestão Social e Comércio Justo no contexto do Desenvolvimento Local Sustentável - alguns pontos para pensar a partir da perspectiva amazônica.
4. O Prof, Mauro Margalho iniciou contatos com a Prof. Maria Barbosa Lima Toivanen, pesquisadora sênior no grupo de pesquisa “Ética e Responsabilidade de Inovações” no VTT Centro de Pesquisas Técnicas, da Finlândia. Em 2020, então, a Prof. Maria Toivanen foi convidada e participou do XI CODS (Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade) palestrando sobre "Democracia, Políticas Públicas e Organizações: triangulações axiológicas para o enfrentamento da crise".
5. Após sua defesa de doutorado, a egressa Rosineli Oliveira obteve o aceite para realização de pós-doutorado na Universidade de Alicante sob auspício do convênio PPAD/UNAMA com Universidade de Alicante.
6. Como resultado da participação dos Professores do Grupo GESDEL no grupo Internacional GEGOP, os Profs. Jones Barros, Ana Vasconcellos e Mário Vasconcellos publicaram artigo (Espacio de acción pública, participación y construcción de la política pública de movilidad urbana en la Amazonia paraense: Experiencia y aprendizajes) no livro “UNA NUEVA DEMOCRACIA PARA EL SIGLO XXI”, organizado por Quim Brugue (Universidade de Girona), Carmen Pineda (Clacso) e Simone Martins (UFV), publicado na Argentina pela CLACSO (este livro também foi publicado em Português).
7. O aluno Felipe Fonseca de Araújo, sob orientação do Prof. Sérgio Gomes, defendeu a primeira tese de doutorado do PPAD escrita totalmente na língua inglesa, intitulada “Pro-environmental Strategies on the Hotel Industry: a Resource Based Approach to Connect Environmental Practices to Pro Environmental Behavior”.
8. O Prof. Jones Barros (coordenador) e Prof. Luciana Ferreira, juntamente com Prof Maria Angeles Abellan Lopez da Universidad de Valencia – Espanha) tiveram o projeto de pesquisa intitulado “La formación del docente rural y la construcción social del territorio en comunidades rurales locales” aprovado pela CLACSO (código proyecto: GTFDPC.2020-01), representando o Brasil, no Programa “Formación docente y pensamiento crítico en contextos rurales, provinciales y urbanos”, coordenado pela Prof. Rusby Yalile Malagón Ruiz da Universidad de la Salle (Colômbia). O Programa envolve além do PPAD/UNAMA Brasil, a Universidad Nacional de Educación (UNAE) do Equador, a Universidad Mayor de San Simón da Bolivia e o Servicio Nacional de Aprendizaje (SENA) da Colombia.
Em 2019:
1. Com financiamento do projeto PROCAD-Amazônia, o PPAD enviou a doutoranda Rosinele Silva Oliveira para realização de um doutorado sanduiche por um período de 6 meses na Universidade de Alicante. O Prof. José Daniel Gomez Lopez assumiu a co-orientação da tese de doutorado.
2. O PPAD recebeu Prof. Prof. James Katz do grupo de pesquisa em Emerging Medias do Boston University para participar do X CODS (Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade) organizado pelo PPAD. O Professor foi financiado em sua viagem pela própria Universidade de Boston.
3. O Prof. Emílio Arruda participou do comitê científico e palestrou na Universidade de Boston no evento intitulado Conferência de Estudo de Mídia Emergente: Robôs devem ser nossos amigos e comunidade humana e contato perpétuo, organizado e realizado pelo grupo de pesquisa Emergent Medias.
4. O Prof. Mário Vasconcellos foi convidado pelo Prof. José Daniel Gomez Lopez para ministrar disciplina na Universidade de Alicante no XIV Curso Internacional de Cooperativismo, Desarrollo Rural y Medio Ambiente, em novembro.
5. Os professores Emílio Arruda e Marcelo Costa foram convidados para participar do projeto “Social Customer Relationship Management as Specialization Subject in Brazilian Universities”, financiado pelo DAAD, e coordenado pelo Centro de Pesquisa em Social CRM, da Universidade de Leipzig, Alemanha. Este projeto visa coletar dados, ministrar conteúdos sobre CRM Social no conceito de mídias e marketing digital, e desenvolver soluções para empresas Alemães e Locais no Brasil.
6. O Prof. Mário Vasconcellos continuou com a Prof. Carmen Pineda a liderança do grupo de trabalho no GIGAPP.
7. Por meio do grupo de pesquisa GESDEL, liderado pelo Prof. Mário Vasconcellos, o PPAD/UNAMA passou a fazer parte do Grupo de pesquisa Internacional GEGOP (Grupo de Pesquisa e Trabalho da CLACSO “Espaços Deliberativos e Governança Pública”). Em março de 2019 o GEGOP passou a ser liderado pelo Prof. Herbert Andrade, egresso, pós-doutorando e professor visitante do PPAD.
8. Como desdobramento de um projeto de pesquisa da UFPA denominado “Social Water”, financiado pela comunidade europeia, ao qual o Prof. Mário Vasconcellos era membro da pesquisa, o mesmo publicou um artigo junto com Anne Schiffer da Universidade de Leeds (Inglaterra) e Ronaldo Mendes da UFPA na revista Waterlines.
9. Ainda como resultado do projeto Água Social, Prof. Mário Vasconcellos foi convidado para participara da banca de avaliação de doutorado de economia de Martina Iorio (Água e hidroeletricidade na Amazônia brasileira: a sustentabilidade do desenvolvimento brasileiro.), orientada do Prof. Salvatori, na Universidade Roma Tre (Università degli Studi Roma Tre), Itália.
10. O Prof. Emílio foi membro do comitê científico do evento internacional da Universidade de Boston denominado “Human Community & Perpetual Contact” e do “Should Robots Be Our Friends?”, realizado em Abril 2019.
Neste mesmo ano o 2019: como resultado da pesquisa “Moving from the Traditional to the Modern Retail Formats: Experiences of Brazilian Retailers & Consumers”, Prof. Emílio, Prof. Ruby e estudantes de mestrado e doutorado do grupo de pesquisa MKT publicaram um artigo científico na RAC.
Em 2018:
1. O PPAD inveja seu primeiro aluno de doutorado (Hilmar Tadeu Chaves) para a realização de um período letivo na Universidade de Alicante.
2. Os Profs. Ruby Dholakia e Nikhilesh Dholakia, ambos da Universidade de Rhode Island – URI (EUA), com bolsa Fulbright, casada ao PPAD para atuarem como professores convidados do Programa e para desenvolverem, em conjunto com o Prof. Emílio Arruda, a pesquisa “Moving dos Formatos de Varejo Tradicional ao Moderno: Experiências de Varejistas e Consumidores Brasileiros”. Os Profs. Ruby e Nik também ministraram a primeira disciplina eletivas totalmente em inglês no PPAD. A mesma foi “A Jornada Acadêmica: Da Pesquisa de Dissertação à Excelência na Publicação”, cujo foco era aspectos metodológicos e construção de artigos de impacto internacional.
3. O Prof. Mário Vasconcellos liderou junto com os Prof. Marco Aurélio Marques (UFV) e Carmen Piñeda Nebot (CLACSO) um grupo de trabalho do GIGAPP (Grupo de Investigacion em Gobierno, Administracion y Politicas Publicas) ocorrido em outubro de 2018 Durante esse evento, o grupo de pesquisa GESDEL lançou um livro com participação, inclusive, do professor Constantino Villarroel Ríos, da Universidade Andrés Bello, do Chile; e do professor Miroslav Pulgar Corrotea, da Universidade Andrés Bello e da Universidade Tecnológica do Chile. No GIGAPP participaram 2 professores, 2 egressos, 3 doutorandos e 2 mestrandos do PPAD, totalizando 9 pessoas.
4. Os Profs. Quim Brugue (à época Universidade Autônoma de Barcelona, atualmente Universidade de Girona) e Ramon Carnal (IGOP – Barcelona) chegaram à Belém para participar do IX CODS (Colóquio Organizações. Desenvolvimento e Sustentabilidade) organizado pelo PPAD.
5. O Prof. Emílio Arruda passou a ser membro do Comitê Científico (Editor Associado) do internacional na tradução Diário de Negócios e Pesquisa de Sistemas (2018 – 202).
Em 2017:
1. Sob a liderança do Prof. Mário Vasconcellos, foi assinado convênio de gestão entre a UNAMA e a Universidade de Alicante. Em Alicante, a coordenação do convênio foi assumida pelo Prof. José Daniel Gomez Lopez que trabalha com os temas de cooperativismo e desenvolvimento local.