Clicky

cursos Mestrado em Administração


Apresentação

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da UNAMA foi criado em 2009 apenas com mestrado. Em 2014, após avaliação da CAPES, que é o órgão regulador da pós-graduação stricto sensu no Brasil, iniciou sua primeira turma de doutorado.  O PPAD busca contribuir no atendimento da crescente demanda por profissionais altamente qualificados para área de administração. O Programa busca qualificar profissionais que sejam capazes de atuar nas organizações contemporâneas, sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor, dentro dos vieses da inovação e responsabilidade socioambiental. Hoje, O PPAD é único Programa com mestrado e doutorado na área de administração da região norte do Brasil e, por isso, carrega consigo uma grande responsabilidade na qualificação de profissionais.

Em termos de pesquisa, o PPAD busca dar novas interpretações e sugestões para a consecução de organizações inovadoras sustentáveis e para a promoção do desenvolvimento sustentável em diversos recortes territoriais, em especial na Amazônia brasileira. Com efeito, as pesquisas realizadas no âmbito do PPAD discutem as transformações ocorridas nas relações entre as organizações, sociedade, mercado e meio ambiente em nível global e seus rebatimentos em nível local. Da mesma forma, busca entender os movimentos das organizações locais para se reposicionar em face aos movimentos globais.

De fato, entende-se que as transformações sociais, econômicas e ambientais globais e locais tem requisitado cada vez mais estudos e proposições inovadoras de desenvolvimento que ultrapassem as visões puramente conservacionistas, de um lado; e de crescimento econômico, de outro lado. Ao mesmo tempo, essas transformações requisitam também novas formas, modelos e estratégias de gestão das organizações que tenham a sustentabilidade como centralidade. Assim, as pesquisas focam-se precipuamente em teorias e práticas de estratégias e gestão intraorganizacional e interorganizacional em suas interfaces com a sustentabilidade, pois se entende que esse é o principal caminho para o fortalecimento das organizações e o alcance do desenvolvimento sustentável em qualquer território e, muito particularmente na Amazônia brasileira onde o Programa está localizado.