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Impactos nas Organizações e Sociedade

Impactos nas Organizações e Sociedade

           O PPAD instituiu um Grupo de Trabalho para análise e desenvolvimento da política de Impacto do Programa junto a Organizações e Sociedade.

           Os quadros apresentados a seguir sintetizam evidências de impacto do Programa inicialmente identificadas, conforme as dimensões e classificam em relação ao tipo de impacto e o nível do impacto. No geral a maior parte das declarações por dimensão foram classificadas como de nível médio de impacto (56,0%), seguido por ter impacto alto (31,0%) e por impacto baixo (13,0%).

           As informações sobre impacto foram organizadas por Alto nível de impacto, em que cabe destacar o fato dessas declarações terem um forte efeito temporal, ou seja, foram ações desenvolvidas em todos os períodos de avaliação, com destaque às dimensões Acadêmica, Educacional e Profissional, e que resultaram, em grande medida, da celebração do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) entre o PPAD e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Descrição, tipo de impacto classificado por nível Alto por dimensão:

Impacto acadêmico:

A realização dos Procads contribuiu para ampliar as relações do PPAD com outros programas Nacionais e Internacionais, e o efeito desses relacionamentos resultou em maior mobilidade de discentes para realizarem disciplinas nas instituições associadas; ampliou o número docentes com estágio pós-doutoral; houve ganhos de transferência de conhecimento teórico e metodológico aos docentes do PPAD, o que pode ser observado pelo crescimento da quantidade e qualidade das produções bibliográficas e técnicas.

Tipo de impacto: Real e Direto


Impacto Social:

As ações sociais desenvolvidas nos últimos quatro anos evidenciam o amadurecimento do PPAD na elaboração de projetos de intervenção para solução de problemas da sociedade o que resultou na melhoria de acesso as pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE) nos campis da Universidade, e no engajamento das ações que resultam em violências contra mulheres.

Tipo de impacto: Potencial e indireto


Impacto Educacional:

A formação de profissionais para atuar no magistério superior na região Norte do Brasil talvez seja a ação de maior impacto do PPAD. Todos os egressos foram absorvidos pelo mercado de trabalho na esfera pública, privada ou no terceiro setor, o que elevou o nível do capital intelectual da região, com transbordamentos para os vários segmentos econômicos da região.

Tipo de impacto: Real e indireto


Impacto Econômicos:

A contribuição dos professores do PPAD na coordenação e elaboração de um instrumento de planejamento regional como a Matriz de Insumo Produto foi uma que proporcionou ao estado do Pará a criação de um modelo de tomada de decisão da alocação de recursos para obtenção do desenvolvimento econômico do estado.

Tipo de impacto: Real e indireto


Impacto Profissional:

O PPAD tem formado profissionais com titulações de Mestre e Doutores o que elevou o número desses profissionais na região Norte, em que 100% dos doutores e 55,1% dos mestres em administração empresarial e pública foram formados pelo PPAD, conforme os dados disponíveis na plataforma GEOCAPES. O reflexo desse desempenho pode ser observado na formação de alto impacto científico para aplicação no setor das forças armadas e governo; Potencialização de profissionais de mercado com experiência.

Tipo de impacto: Real e indireto


           As declarações de impacto das dimensões social e econômica foram ações pontuais no tempo de existência do PPAD, porém, seus efeitos foram transmitidos a sociedade, no caso do impacto econômico, após a adoção de políticas públicas que tomaram como base de informações os resultados do projeto desenvolvido, e no caso da dimensão social, a declaração tem potencial para se transformar em um elevado impacto a partir do momento que as orientações e diretrizes listadas no projeto façam parte da política de responsabilidade social da IES.

           Também foram identificadas evidências declaradas e classificadas como de médio nível de impacto cujos efeitos são indiretos e por isso não passíveis de mensuração, pois não apresentam efeitos causais de primeira ordem, mas sim, efeitos retardados, difíceis de serem capturados de forma linear.

           Nesse nível médio de impacto tem-se a maior quantidade das evidencias identificadas pelo estudo, e ao se analisar a MEI percebe-se que essas ações não apresentam continuidade entre os períodos de avaliação do PPAD, no entanto, elas foram importantes para (re)estrututar o quadro de docentes, alterar o projeto pedagógico do curso, reconfigurar a forma de operacionalizar as disciplinas (eletivas e obrigatórias), todas com carga horária de 30h e ofertadas em blocos de disciplinas bimestrais, incluindo um período intermediário, definido como “Período de Verão” ocorrido nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano. Com efeito, ampliou-se as oportunidades de ingresso no programa e as possibilidades de participação de candidatos residentes em outros municípios do estado e de outros estados, com impactos indiretos nas dimensões educacional e educacional.

           Os impactos das evidências declaradas sobre as dimensões das organizações públicas e privadas decorrem, em grande medida, do adensamento das competências individuais e coletivas dos discentes do PPAD, e explicada, em grande medida, pelo acúmulo de conhecimento técnico e científico, tomado como recurso intangível de difícil imitação e percepção pelos concorrentes como discutido na teoria das competências essenciais de uma organização (HAMEL; PRAHALAD, 1996).

            A formação dos grupos de pesquisa internos ao PPAD atua um papel fundamental para produção desse conhecimento e a aproximação com organizações públicas e privadas, o que possibilitou a celebração de convênios de parceria com essas instituições, no entanto, a intensidade dessa relação ainda fica a desejar e se apresenta como um desafio ao PPAD e a mantenedora do programa. Essa aproximação com o mundo real das organizações possibilita a produção de conhecimento engajado, cuja produção considera a participação dos stakeholders (pesquisadores, usuários, clientes, patrocinadores e profissionais) para que melhor se entenda a complexidade dos problemas das organizações.


Descrição e tipo de impacto classificado por nível Médio por dimensão:

Impacto Social:

A realização das ações de adequação do espaço físico e a realização de palestras e a disseminação de material publicitário são contribuições importantes e que tiveram sua origem no PPAD.

Tipo de impacto: Real e indireto.


Impacto Educacional:

Contratação de quatro professores doutores formados pelo PPAD (Egresso) e que foram enquadrados como permanentes e colaboradores, o que ampliou a oferta de disciplinas e a produção acadêmica no programa.

Tipo de impacto: Real e indireto.


Impacto em Organizações Empresariais:

1. A formação de profissionais que ocupam posições de liderança em empresas privadas que apresentaram crescente desempenho nos últimos quatro anos é resultante, em parte, do amadurecimento intelectual desses profissionais no campo da administração de empresas, o que foi proporcionado pelo conjunto de conhecimentos repassados pelo programa e os efeitos na elevação da capacidade de orientar a administração dessas empresas

2. A qualificação do grupo de pesquisa em cidades inteligentes proporcionou a efetivação do projeto BLUEAIS (Bureau Lider-Unama para Estudos Aplicados a Inovação e Sustentabilidade), em parceria com uma grande rede de hipermercados do estado do Pará, cujo objetivo é testar e avaliar inovações tecnológicas na área de varejo, como forma de tornar a experiência de compra do cliente diferenciada por um mix de tecnologias emergentes como Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA).

Tipo de impacto: Real e indireto.

Impacto em Organizações Públicas:

1. Os projetos realizados pelos professores do PPAD contribuiu para produção de informações das organizações públicas na dimensão do capital humano e da governança em ambientes de tomada de decisão como Fóruns do segmento da hospitalidade. Os relatórios produzidos serviram de subsídios para reestruturação desses fóruns; para orientar a gestão de projetos sociais do Programa Territórios da Paz do governo do estado do Pará; e para ofertar, ao órgão da administração de pessoas do serviço público estadual, um conjunto de diagnósticos sobre o capital intelectual dos servidores públicos do estado do Pará.

2. A realização do Projeto Político-Pedagógico da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) em parceria com PPAD possibilitou a elaboração de mais um Instrumento básico de planejamento da EGPA que junto com o planejamento estratégico formam as bases para o desenvolvimento das atividade de formação profissional e tecnológica, do lato sensu e da pesquisa de forma a adequar a Diretoria de Educação Superior às diretrizes de qualificação superior dos servidores públicos do estado do Pará.

3. O projeto de Pesquisa e Extensão “Gestão Participativa e Planejamento Contábil: o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) nas Escolas Publicas de Belém”, por meio de parceria entre a Universidade da Amazônia (UNAMA) e a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA, possibilitou aprimorar o desenvolvimento da capacidade gerencial/contábil da equipe de Gestão das Escolas públicas estaduais do Pará, por meio de formação continuada e organização de ferramentas e inovação.

Tipo de impacto: Real e indireto.

Impacto Tecnológico e em Organizações Sociais e Paraeconômicas:

A Plataforma de Participação Popular foi desenvolvida pelo grupo de pesquisa de cidades inteligentes e contribuiu com Prefeitura Municipal de Belém na gestão da participação popular na revisão do Plano Diretor Urbano de Belém.

Tipo de impacto: Real e indireto.


           Outras ações ou produtos foram identificadas por apresentar as evidências declaradas de impactos classificados como de baixo nível de impacto. Por exemplo, uma ação de produção de um documentário junto aos representantes do Movimento dos Moradores das Ilhas e Várzeas de Abaetetuba (MORIVA) foi caracterizada como impacto cultural e Ambiental. A ação tem impacto real pelo fato de ter sido produzida e registrada nos órgãos oficiais, no entanto, o efeito é indireto e com baixo nível de impacto. Demais evidências de impacto de nível baixo podem ser consultadas no relatório técnico executivo do Grupo de Trabalho.

Disponível para download: Relatório Técnico Executivo sobre evidências de impactos, em suas diferentes dimensões, provocados pelas ações realizadas pelo PPAD no quadriênio 2017-2020