Clicky

cursos Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano


V DIALOGOS URBANOS - COP25

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU) da Universidade da Amazônia (UNAMA) e o Laboratório da Cidade - Belém convidam para o V DIÁLOGOS URBANOS – Megaeventos como estratégia para o desenvolvimento urbano: balanço crítico e expectativas da COP30 no Brasil – DIURB’24, que será realizado em Belém (PA) entre 06 e 08 de maio de 2024.

O DIURB’24 expressa as preocupações com o tema das transformações urbanas ocorridas em função dos megaeventos, em especial por ocasião dos 10 anos da realização da Copa do Mundo de Futebol Masculino no Brasil (2014), e visa a estimular que pesquisadores realizem um balanço crítico das ações, obras, investimentos e legados que concorreram (ou não) para o desenvolvimento urbano, assim como, promover reflexões sobre a realização da COP30 no Brasil no ano de 2025 e discutir sobre o potencial transformador desse evento para a cidade sede, envolvendo academia, gestores públicos e sociedade civil.

Sua estrutura contará com conferências e mesas redondas com renomados pesquisadores na área, gestores e pessoas ligadas a movimentos sociais e oferecerá 4 eixos temáticos para os quais interessados poderão submeter seus resumos expandidos (entre 8 mil e 21 mil caracteres) até o dia 5 de fevereiro de 2024.

As Conferências e as mesas ocorrerão de forma presencial em Belém, porém, serão transmitidas online, enquanto as sessões de apresentação e trabalho ocorrerão em formato híbrido.

Os eixos do DIURB’24 são:

GPUs (Grandes Projetos Urbanos): balanço crítico;

Megaeventos e impactos sociais, urbanos e ambientais;

COP30 no Brasil: situação atual e expectativas;

Mudanças climáticas e as cidades.

A página do evento está em construção e será divulgada em breve juntamente com as instruções para submissões de resumos e demais informações. E-mail do evento: diurb2024@gmail.com .

Saudações !!!

Comissão Organizadora do DIURB’24

Belém, 01/11/2023