Clicky

cursos Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano


Amazônia Legal

O projeto é apoiado pela CAPES no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), por meio do Edital 013/2020/CAPES/PDPG - Amazônia Legal, que objetiva promover a capilarização das ações de formento de recursos humanos altamente qualificados, para desenvolver e fortalecer a pós-graduação e a pesquisa nos Estados da Federação, por meio da integração entre o Governo, a inicativa privada ou terceiro setor, propiciando o desenvolvimento científico, tecnologia e de inovação do país. (para mais informações acesse AQUI)
 
O projeto é intitulado DESENVOLVIMENTO URBANO E SUSTENTABILIADE: laboratório de modelagem e análise socioambintal urbana como estratégia de consolidação, inovação e resposabilidade social da pósgraduação e é apoiado no edital do Amazônia legal no valor de R$627,2 mil. O projeto tem como objetivo ajudar a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (PPDMU) da Universidade da Amazônia a partir de melhorias das ações desenvolvidas pelos especialistas em sustentabilidade urbana e ambiental, políticas públicas e qualidade de vida da região. Para isso será criado o Laboratório Amazônico de Modelagem Urbana (LAURB) que apoiará as pesquisas focadas nas relações bilaterais de causa e efeito entre a ação do homem e suas consequências diretas e indiretas no meio ambiente.
 
O projeto busca a integração dos PPGs da região priorizando três eixos de inovação e consolidação como ferramenta para o desenvolvimento. O primeiro deles, a Inserção Social e Regional, fortalecerá a importância do programa para sociedade, tanto na formação de profissionais quanto no enfrentamento dos desafios locais e regionais do desenvolvimento urbano e ambiental.
 
O segundo eixo, Parcerias e Cooperações, está ligado à necessidade de estabelecer e ampliar a integração e cooperação com demais PPGs da região amazônica, e promover a aproximação com instituições e órgãos da gestão das cidades amazônicas e de seus serviços públicos.
 
Por fim, o terceiro trata da Disseminação do Conhecimento e Visibilidade. Sua finalidade é a melhoria das práticas de divulgação do conhecimento produzido considerando indicadores de produção bibliográfica, mas também a organização de eventos que promovam a integração de programas da Região Amazônica e auxiliem o êxito dos eixos anteriores.
 
O projeto dispõe de 4 bolsas de Pós-Doc, 2 bolsas de doutorado e 2 bolsas de mestrado, além de R$199 mil de custeio, para um prazo de execução de 5 anos.